Em RECEITAS

BATALHOADA DE PÁSCOA

 

Durante a idade média, uma imposição da igreja católica obrigava seus fiéis a excluir a carne de animais de sangue quente durante toda a Quaresma, que é o período de 46 dias que antecedem o domingo de Páscoa, quando se comemora a ressurreição de Cristo. Hoje em dia, entretanto com um rigor muito menor, a tradição permaneceu somente para a sexta-feira Santa, sendo que, aqui no Brasil, este hábito só foi incorporado a partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa.

Como aqui na SEEdS somos animal friendly, nossa super-dica de receita para essa Páscoa é a BaTalhoada, feita com batatas, legumes, temperos e muito amor!!!😊 Então, mãos à obra…você vai adorar!

 

Ingredientes:

  • 5 batatas inglesas
  • 2 cebolas
  • Pimentões: 1 verde, 1 vermelho e 1 amarelo
  • Azeitonas pretas portuguesas
  • Algas (nori ou wakame), cortadinhas
  • Azeite
  • Sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de fazer:

Cozinhar levemente as batatas em rodelas não muito finas, sem deixar cozinhar demais.  Reservar.

Numa panela à parte, refogar as cebolas cortadas em rodelas finas no azeite e, quando começarem a ficar translúcidas, juntar os pimentões cortados em tiras finas.  Deixar cozinhar até os pimentões começarem a ficar macios. Juntar as azeitonas e as algas, temperar com o sal e a pimenta do reino.

Montagem: Em um pirex refratário, fazer camadas alternadas de batata com o molho de pimentões, começando com as batatas, sempre regando com um pouco de azeite após cada camada de molho.  Por cima, enfeitar com umas azeitonas adicionais.

Antes de servir, levar ao forno, coberto com papel alumínio, por aproximadamente 20-30 minutos, em forno baixo (160ºC), ou até esquentar bem.  Servir com o arroz de sua preferência.

E, pra fechar o seu almoço de Páscoa mais-que-saboroso, que tal um cheeZecake SEEdS, vegano e delicioso?!  Se quiser algumas dicas de empratamentos pra deixar a sua sobremesa ainda mais atraente, damos algumas aqui.

Esse almoço vai ser um sucesso!  Feliz Páscoa!!! 😊

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes