Em superfood

Benefícios do Açaí

Conheça um pouco mais sobre os benefícios do Açaí, essa fruta brasileira de coloração roxa escura que cresce em palmeiras nativas da região amazônica.

Trata-se de um alimento muito nutritivo e que  gera benefício para a saúde e o bem-estar.

Para ter uma ideia, em muitas regiões do norte do Brasil o açaí  frequentemente acompanha as refeições e não é apenas um lanche saudável, como ficou popularizado no sul e sudeste do Brasil.

O açaí fresco tem uma vida útil curta e não está disponível fora de onde é cultivado. Por isso, fora da região amazônica, é encontrado em formato de polpa congelada que pode ser de três tipos: especial, média e fina.

A SEEdS só comercializa a polpa do açaí especial. Saiba Mais.

benefícios do açai

 

Versatilidade e Benefícios do Açaí

O Açaí é usado para dar sabor a produtos alimentícios, na indústria cosmética, mas diversos estudos já mostram que se trata de um superfood (alimento funcional).

  1. De acordo com estudos do CEPLAC, o açaí contém minerais como: cromo, zinco, ferro, cobre, manganês, magnésio, potássio e fósforo.
  2. Açaí têm uma grande quantidade de antioxidantes. Os antioxidantes são importantes porque neutralizam os efeitos prejudiciais dos radicais livres em todo o corpo. Se os radicais livres não forem neutralizados por antioxidantes, eles podem danificar as células e levar a uma série de doenças, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas.
  3. Açaí diminui os níveis de colesterol. De acordo com estudos da UFPA publicados na Revista Saude Abril, o açaí pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol, diminuindo o colesterol total e LDL.
  4. Açaí estimula a função cerebral. Os muitos compostos vegetais do açaí também podem proteger seu cérebro de danos à medida que você envelhece. Os antioxidantes do açaí neutralizam os efeitos prejudiciais da inflamação e da oxidação nas células cerebrais, que podem afetar negativamente a memória e o aprendizado.

 

Conclusão:

Enfim, graças ao seu alto poder nutricional, são variados os benefícios do Açaí para a saúde. Ele contem poderosos compostos vegetais que atuam como antioxidantes e podem ter benefícios para o cérebro, o coração e a saúde geral, além de fornecer fibras e gorduras saudáveis.

Especialistas em nutrição recomendam não adicionar açúcar e dar preferência sempre para consumi-lo com frutas como banana e morango que tornarão esse alimento ainda mais rico, nutritivo e saboroso.

 

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes