Em VARIEDADES

NUTRIÇÃO FUNCIONAL

 

A Nutrição Funcional é um método alimentar que ganha cada vez mais notoriedade e adeptos no mundo todo pois aborda e previne de maneira mais humana e dinâmica, doenças ou pré-disposição para elas. Focada nas particularidades e necessidades de cada indivíduo, ela rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso de nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e que desencadeiam processos que acabam por provocar doenças crônicas como obesidade, artrite reumatoide, fibromialgia, osteoporose, depressão, diabetes, síndrome do pânico, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordem estética, alteração na performance física, entre outras.

Criada em 1990 pelo médico americano Jeffrey Bland, a Nutrição Funcional consiste na interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e os aspectos psicológicos, com um olhar específico sobre cada pessoa. O paciente é avaliado através de seus hábitos e histórico clínico, e na maioria das vezes o tratamento pode ser feito apenas com alimentos.

A Nutrição Clínica Funcional baseia-se em cinco princípios básicos:

  1. Tratamento centrado no paciente
  2. Individualidade bioquímica
  3. Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes
  4. Inter-relações com fatores fisiológicos
  5. Saúde como vitalidade positiva

Quando comparada à nutrição tradicional, a funcional é um método um pouco diferente pois trabalha com a individualidade bioquímica e o efeito dos alimentos no organismo de cada um. E tudo isso acontece com a ingestão dos alimentos funcionais, que são alimentos e ingredientes que oferecem benefícios a nossa saúde e bem-estar, além de suas funções nutricionais básicas, pois apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças.

Listamos para você alguns alimentos funcionais que, quando bem administrados, trazem imensos benefícios à saúde:

Grãos e cereais integrais como aveia, centeio e cevada;

Leguminosas como feijão, ervilha e grão de bico;

Nozes, amêndoas, castanhas e sementes como chia, linhaça e gergelim;

Óleos de linhaça, soja, nozes e amêndoas;

Especiarias e ervas aromáticas;

Soja e seus derivados, sempre orgânicos e não transgênicos;

Brócolis, repolho, couve-flor, rabanete, pimentão vermelho, tomate e derivados;

Goiaba, melancia e maçã;

Frutas vermelhas como uva, amora, cereja e mirtilo;

Frutas cítricas;

Folhas verdes; e

Bebidas como chá verde e vinho tinto.

Nós aqui na SEEdS também damos a nossa contribuição para que você se alimente da maneira mais saudável e funcional possível, com nossos cheeZecakes e snacks veganos, cheinhos de SABOR E NUTRIÇÃO. Doces ou salgados, nossos produtos são funcionais e você pode se deliciar com eles na certeza de estar cuidando da sua saúde. Sirva-se e bom apetite! 😊

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes