Em VOCÊ SABIA?

AS ESPECIARIAS

 

Especiaria, um substantivo feminino, foi o nome que passou a denominar diversos produtos de origem vegetal de aromas e sabores acentuados, vindos do Oriente e muito valorizados na Europa Ocidental a partir dos séculos XIV e XV, onde se tornaram monopólio dos comerciantes das cidades italianas de Genova e Veneza.  Sementes, flores, frutos, cascas, raízes e caules, com forte presença de óleos essenciais, eram muito valorizados pelo simples fato de não poderem ser cultivados no continente em função do clima.

Além de sua utilização na culinária, as especiarias também foram usadas na preparação de cosméticos, óleos, unguentos, incensos e medicamentos. Foram responsáveis por uma verdadeira revolução no mapa do mundo, pois ao serem utilizadas para dar sabor e conservar os alimentos, e vendidas a preço de ouro, acabaram fazendo com que grandes expedições se formassem para adquiri-las, criando novas rotas de navegação.

A lista de especiarias existentes é longa, mas entre as mais conhecidas podemos citar o alho, o cravo, a canela, a pimenta do reino, o gengibre, a noz-moscada, o açafrão, o cominho, a cúrcuma, a mostarda e o louro, entre outras. Interessante é que ao misturarmos algumas especiarias, suas propriedades são potencializadas, o que torna pratos e receitas ainda mais saborosos e nutritivos, eficientes na prevenção de certas doenças.

Aqui na SEEdS também utilizamos essas maravilhosas especiarias na elaboração de nossos produtos, pois além do sabor, elas proporcionam muitos benefícios à nossa saúde.

A canela, utilizada em nossa Energy Ball Super Figo e nos cheeZecakes Toffee, Banana com Canela e Rabanada, traz aquele toque de sabor especial, é termogênica, ativa as moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias, controla os níveis de açúcar no sangue, ajuda na digestão e diminui as calorias ingeridas, pois aumenta o metabolismo do corpo, fazendo com que se gaste mais energia.

O gengibre, utilizado também em nossa Energy Ball Super Figo, tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. Ajuda a sanar problemas estomacais, pois combate o enjoo, a indigestão e náuseas. É também um alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima da gordura corporal.

O alho, tão conhecido e utilizado em nossa culinária, está presente em nossos cheeZecakes salgados, tanto na versão em pó quanto natural (na de Hummus), que acabamos de lançar. Esta especiaria, tão cheia de nutrientes, fortalece nosso sistema imunológico, ajudando o corpo a combater doenças, pois é um antibiótico natural. Tem propriedades anticoagulantes, age como descongestionante, reduz os níveis de colesterol, cuida de nosso sistema digestivo e faz bem ao fígado.

A cúrcuma, ou açafrão da terra, que é utilizada na Energy Ball Mango Punch e nos cheeZecakes de Limão, Caipirinha, Maracujá e Tomate Seco com Pimenta Caiena, possui efeitos anti-inflamatórios, sendo muito efetiva na cura de doenças como artrite e tendinite. É um antioxidante muito eficiente, e pode ser usada no tratamento de problemas gastrointestinais, febre e até para redução do colesterol alto.

Especialmente em nosso novo sabor salgado de cheeZecake, o Tomate Seco com Pimenta Caiena, utilizamos a cúrcuma e, claro, a pimenta caiena, cuja combinação potencializa os efeitos benéficos das duas especiarias. A pimenta caiena, conhecida como a mais medicinal de todas as pimentas, tem um composto poderoso que estimula a digestão, a circulação (pois é rica em vitaminas A e C), neutraliza a acidez do estômago e ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas do organismo, ajudando a diminuir o muco nas gripes. Possui propriedades antifúngicas e ajuda no tratamento da artrite.

Como você pode ver, nossos produtos são elaborados para que levem até você, além de muito sabor e nutrição, benefícios para o seu corpo.  Por isso é muito bom ter você ao nosso lado, contribuindo para que possamos desenvolver produtos cada vez melhores. Saúde! ❤

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes