Em VOCÊ SABIA?

CACAU, A FRUTA MAIS DESEJADA DO BRASIL 😊

Estamos tão acostumados com as delicias que essa fruta nos proporciona, especialmente nas formas mais variadas de chocolates de sabores e texturas variados, que vale a pena conhecermos um pouco de sua história e utilização ao longo do tempo.

Este fruto em forma de cápsula alongada teve origem em 1500 a.C., segundo estudos que demonstram que a civilização Olmeca, que habitava as terras baixas do Golfo do México, foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Os Maias e Astecas também já utilizavam o cacau e o consideravam alimento dos deuses, pois diziam ser ele muito forte, gerador de saúde e energia. Nesta época o cacau era usado como bebida, geralmente acrescida de algum condimento e ingerida pelos sacerdotes em rituais religiosos. Também se tornou uma bebida obrigatória entre as tropas, uma vez que gerava uma energia tão grande que lhes permitia andar dias e dias sem ingerir qualquer outro alimento. Antes da chegada dos europeus à América, no final do século 15, apenas estes povos utilizavam o cacau de maneira completa e sistemática.

Já no século 16, introduzido por representantes da Igreja Católica na Europa, o chocolate foi objeto de desejo, intrigas e mistérios nas cortes europeias.

No final do século 17, o consumo do chocolate como bebida generalizou-se, ampliando consideravelmente a demanda pela produção de cacau. No entanto, foi apenas no início do século 20 que o suíço Lindt desenvolveu as máquinas e as técnicas necessárias para a produção industrial da pasta sedosa, maleável, quase líquida, que endurece tomando a forma do recipiente em que é colocada. Daí em diante, o chocolate converteu-se numa guloseima que movimenta uma das mais importantes e ricas indústrias do mundo moderno.

Agora que você já conheceu um pouco da história dessa fruta exótica e deliciosa, vamos te contar alguns benefícios e propriedades do cacau, que são muitos, devido ao seu grande número de micronutrientes.😍

A polpa do cacau tem fibras, que ajudam com o bom funcionamento do intestino, além de glicose e sacarose (energéticos); também contém inúmeras vitaminas do complexo B, como por exemplo a niacina (B3), que age nos músculos, no sangue e nos nervos. Antioxidante, previne câncer e auxilia em casos de depressão. O cacau ainda estimula a liberação de endorfinas e aumenta a disposição mental.

Por conter flavonoides e triptofano, aumenta ainda a proliferação de neurônios. Além disso, concentra outras substâncias que dão a sensação de bem-estar e ajudam no combate à ansiedade e depressão.

Os sais minerais ajudam na saúde dos ossos, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, a vitamina A age diante da saúde da pele e ossos.

Uma boa notícia é que o chocolate aumenta os níveis de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor e comportamento. Mas, atenção! Segundo especialistas, o chocolate precisa ter no mínimo 60% de cacau, pouca quantidade de açúcar e não conter leite em sua fórmula.

Então, se você quer uma maneira saudável de consumir o cacau como um lanche ou um docinho gostoso, temos o snack perfeito e a sobremesa ideal pra você, pois a nossa Energy Ball Super Kakao e os nossos cheeZecakes Chocolate, Full-body Choco e Tiramisú levam cacau em suas receitas. E, além disso, não contêm açúcar, lactose, glúten e são veganos. Muito saudáveis, saborosos e nutritivos…bom apetite! 😋

   

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes