Em VOCÊ SABIA?

CAFÉ

Apesar do seu nome científico, coffea, o café não é nativo da cidade de Kaffa na Arábia, e sim da Etiópia, onde até hoje é encontrado na natureza como um arbusto selvagem. As tribos africanas, que já conheciam o café desde a Antiguidade, moíam seus grãos e faziam uma pasta para alimentar os animais e aumentar a força dos guerreiros. Introduzido provavelmente pelos prisioneiros de guerra, seu cultivo se estendeu para os países árabes e a partir do século XVI surgiu a bebida, que recebeu o nome de kahwah ou cahue, como nós a conhecemos hoje.

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais “espertos” ao comerem as folhas e frutos do cafeeiro. Curioso, experimentou os frutos e também sentiu maior vivacidade. O fato chegou até um monge da região, que recebeu os frutos e começou a utiliza-los numa fusão para resistir ao sono enquanto orava. 😊

A primeira loja de café que se tem registro foi aberta em 1475, em Constantinopla, já na Europa em 1570 na cidade de Veneza, em 1652 na Inglaterra e em 1672 em Paris. Aqui no Brasil a entrada da primeira muda de café se deu em 1727, quando um sargento, a pedido do governador do estado Grão-Pará, foi até a Guiana Francesa trazer clandestinamente algumas mudas dessa incrível planta, que já era fortemente comercializada e tinha um grande valor comercial.

O sucesso da utilização deste pequeno grão em forma de bebida foi impressionante, tanto que se tornou a bebida mais consumida no mundo. No princípio utilizada para trazer energia e disposição com seu aroma e paladar marcantes, seus benefícios foram sendo descobertos e hoje sabemos que o consumo moderado de café – aconselha-se a ingestão de 3 a 4 xícaras por dia (300/400 mg de cafeína/dia) – exerce efeito sobre a prevenção de diversos problemas como mal de Parkinson, depressão, diabetes e cálculos biliares. Além disso, o café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos e uma grande variedade de minerais como potássio e cálcio. Melhora a oxigenação do sangue e tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho em práticas esportivas.

Aqui na SEEdS este querido e familiar ingrediente está presente no delicioso cheeZecake Tiramisú, feito com muitos ingredientes maravilhosos e funcionais como por exemplo a castanha de caju, o cacau em pó, o inhame, o óleo de coco, o café em pó, dentre outros.  Se você curte um cafezinho, nosso cheeZecake Tiramisú é a sobremesa perfeita. 😍 Vegano, sem adição de açúcar, sem glúten, sem lactose e sem conservantes, é muito saboroso e nutritivo.

Então, que tal finalizar aquela refeição com nosso delicioso cheeZecake Tiramisú e uma gostosa xícara de café?

Bom apetite. 😉

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes