Em VOCÊ SABIA?

Castanha De Caju

Ahhh, a castanha de caju, torrada, assada, doce, salgada, inteira ou crua – como a utilizamos, é um alimento digno dos deuses. 😊

Este fruto nativo do Brasil já era usado como alimento pela população indígena muito antes da chegada dos Portugueses. Seu nome original, “acaiu”, em Tupi quer dizer “noz que se produz”, pois na verdade a fruta do caju é a castanha e não a parte carnosa do caju, que é um pseudofruto, como a maioria de nós acredita. Curioso, não?

O mais antigo registro escrito deste fruto data de 1558, com descrições maravilhosas da árvore do caju, dos cajuais sem fim do litoral, e de seus frutos e usos. A partir de então o caju iniciou sua viagem pelo mundo, embarcado nos barcos portugueses e aportando em Moçambique, Angola, Quênia, Madagascar e Índia.

Atualmente, existe uma variedade enorme de pratos feitos com esta maravilhosa castanha, pois seus benefícios para saúde são inúmeros e seu sabor se mistura muito bem a outros alimentos. Sabemos que ela é rica em minerais, dentre eles, porções significativas de cobre, fósforo, magnésio, manganês e zinco. Conta com carboidratos de qualidade, além de açúcares benéficos para a saúde, junto a fibras, vitaminas e aminoácidos. Com sabor amanteigado, não só agrada o paladar, mas se torna um excelente aliado antioxidante, além de impulsionar o funcionamento metabólico.

Dizer que a castanha de caju engorda pode ser bastante tendencioso, mesmo que uma porção de 100 gramas contenha em média 500 calorias. O fruto é rico em diversos nutrientes que contribuem com a queima calórica, além de conter gorduras boas, que auxiliam no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Assim como devemos agir com toda a alimentação, o consumo de castanha de caju deve ser moderado, de acordo com as necessidades diárias de cada um.

E nós aqui na SEEdS não poderíamos deixar essa maravilha de lado, não é verdade?  Com todo o SABOR E NUTRIÇÃO que ela oferece, só poderia ser uma aliada nossa, como ingrediente, nas receitas dos nossos produtos.  A castanha de caju crua é utilizada no creme de todos os sabores de cheeZecakes e em 3 das nossas Energy Balls – Mango Punch, Super Kakao e Apple Hit. 😊

 

A receita pode ser nossa, mas o prazer é de todos. 😊 Sirva-se e bom apetite! 😋

 

 

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes