Em VOCÊ SABIA?

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

Cerca de 60% da nossa composição corporal é composta por água. Presente em todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo, ela é responsável por manter nossos órgãos em bom estado e funcionando corretamente, dá forma e compõe a estrutura das células, ajuda a lubrificar nosso cérebro e articulações, regula a temperatura corporal através da redistribuição de calor a partir da pele e da transpiração, auxilia no transporte do oxigênio e dos nutrientes, e carrega os resíduos para longe das células do corpo. A hidratação é de extrema importância para todos os seres humanos, independente do sexo, faixa etária ou biotipo físico. A água representa normalmente 60% do peso de um adulto do sexo masculino e 50% a 55% no sexo feminino. Isso não quer dizer que se tomarmos menos água vamos emagrecer, a ingestão diária de água é de extrema importância para o bom funcionamento do corpo e consequentemente do nosso bem-estar.

A necessidade de água de cada pessoa pode ser estimada com base na energia metabolizada e na superfície ou peso corporal. O consumo diário recomendado é de cerca de 2,5 litros, sendo que 1,5 a 2 litros em forma de líquidos e o restante proveniente de alimentos. Via de regra, a hidratação corporal depende do equilíbrio entre a entrada e saída de água, seguindo uma lei natural do organismo, se ele precisa de água, sentimos sede, caso a água esteja sobrando, ela será eliminada.

Ao praticarmos atividade física, a hidratação é essencial para um bom desempenho, pois ao suar, além da perda de água, perdemos eletrólitos, uma combinação de sódio e potássio, entre outros nutrientes. A orientação de um profissional para nos orientar qual a melhor maneira de repor corretamente os minerais e nutrientes perdidos é sempre muito importante.

No dia a dia, a melhor maneira de nos hidratarmos é através da ingestão de bebidas e alimentos naturais, e preferencialmente orgânicos, como água, água de coco, sucos de frutas, chás e bebidas que não sejam industrializadas ou que contenham conservantes. Frutas como melancia, melão, abacaxi, maçã, morango, pera, tangerina e tomate são ricas em água, e verduras como cenoura, rabanete, couve rabano, nabo, espinafre, berinjela e couve flor, além de muita água, contem poucas calorias e são excelentes opções para quem quer hidratar e desintoxicar o organismo.

Por isso, hidrate-se!  Um ótimo costume é manter sempre ao lado uma garrafa de água e alimentos frescos para um lanche no intervalo entre as refeições. Faça refeições coloridas e saudáveis!  A variedade existente é muito grande entre verduras, legumes e frutas da estação, e todas vão te saciar e hidratar.

E agora nesse friozinho do inverno, nossa sugestão é uma boa xícara de chá pra esquentar o corpo e a alma. Delicie-se!

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes