Intolerância a Lactose
LACTOSE
Vamos falar sobre Intolerância a Lactose? Sabe aquele gostinho levemente adocicado que o leite tem? É a lactose, um tipo de açúcar exclusivo do leite produzido por qualquer mamífero (o leite de vaca possui de 4% a 6% de lactose e o leite materno, de 6% a 8%). A lactose é um hidrato de carbono que, quando ingerida, é quebrada em duas partículas menores – a glicose e a galactose, para que seja bem absorvida pelo nosso organismo; a enzima que quebra a lactose chama-se lactase.
Nós, seres humanos, somos naturalmente mamíferos e se tratando dos recém-nascidos, é fácil de compreender isso, uma vez que o leite materno é um alimento completo e fundamental nos primeiros 6 meses de vida do bebê. Já a ingestão do leite de vaca por crianças e adultos, vai depender muito da dieta praticada.
Muito se ouve falar de pessoas com Intolerância a Lactose, entretanto ela também pode trazer benefícios à saúde. O principal benefício é que ela pode servir de fonte de energia, uma vez que é um tipo de carboidrato, e pode ajudar na manutenção dos músculos, já que poupa as proteínas de serem utilizadas como fonte auxiliar de energia.
Quando falamos em pessoas que tem intolerância à lactose, nos referimos justamente a uma deficiência da enzima lactase no organismo, onde o processo de quebra e absorção dos monossacarídeos (a glicose e a galactose) não acontece, causando desagradáveis sintomas como dores de barriga, diarreia e inchaço no abdômen. Na verdade, existem três tipos de intolerância à lactose:
- Intolerância à lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada.
- Intolerância à lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento.
- Intolerância à lactose congênita, quando a pessoa já nasce com este problema.
Vivendo com Intolerância a Lactose
O aumento nos casos de Intolerância a Lactose e os novos estilos de vida que incluem uma alimentação mais saudável e natural têm levado muitas pessoas a exclui-la de sua alimentação diária, muitas vezes com consentimento médico, mesmo sem problemas de saúde. Sempre recomendamos mesmo consultar um especialista para obter direcionamento.
A boa notícia para quem quer ou tem que excluir a lactose da dieta é que, atualmente, existem diversas opções de alimentos que não são derivados de leite e ficam ótimos em qualquer receita. Sucos são perfeitos para receitas de bolo, por exemplo, e outros leites, de origem vegetal, como o de coco, amêndoas, soja, arroz e castanhas também são substitutos à altura. 😊
Todos os produtos SEEdS são elaborados sem lactose, pois essa é a orientação alimentar que acreditamos. Em nossos CARDÁPIOS, que são 100% naturais e veganos, por exemplo, utilizamos leite vegetal de amêndoas e castanhas. Todos feitos com muita paixão , integridade, inovação e qualidade 😊. Delicie-se!!!
SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS PRODUTOS SEM LACTOSE