Em VOCÊ SABIA?

OS BENEFÍCIOS DA “SUPER” CHIA

A chia é um desses superalimentos que deveriam fazer parte da vida de todos nós. O Dr. Barakat, médico querido dos adeptos do estilo de vida low carb, disse uma vez, em um dos vários programas de TV para os quais ele é sempre convidado, que deveríamos ingerir a chia logo pela manhã. Inúmeros estudos elevam a chia ao patamar dos alimentos mais saudáveis do planeta.

Há uma certa confusão quando voltamos no tempo, e tentamos buscar a origem da chia. Alguns pesquisadores falam que a chia é originária da Guatemala e alguns outros dizem que a origem é mexicana. Acredito que nesse momento, o local é o que menos importa, certo?!

A chia é uma sementinha bem pequena, porém com mais de duas vezes a quantidade de proteínas que a maioria dos grãos. Em apenas uma colher de sopa de chia é possível encontrar mais de três vezes a quantidade de ferro encontrada no espinafre, mais do dobro do potássio encontrado na banana e cinco vezes mais cálcio do que o encontrado no leite, além de uma quantidade incrível de antioxidantes, que são extremamente benéficos ao funcionamento e manutenção do nosso organismo. Excelente pra nós…a chia não veio a passeio!

Os benefícios dessa super semente são inúmeros e, nesse post, iremos enumerar os 10 principais. Então vamos lá:

  • Previne e controla o diabetes – A chia, por conter muitas fibras, retarda o tempo de liberação da glicose no nosso organismo. Como a glicose é liberada de forma mais lenta, a insulina, o hormônio responsável por transportar o açúcar até as células, também é liberada de forma mais lenta.
  • Auxilia no emagrecimento – Mais uma vez por causa das fibras, a chia causa uma sensação de saciedade maior. Essa sensação se deve ao fato da chia absorver mais água e se transformar em uma espécie de gel, causando um volume maior em nosso estômago.
  • É super amiga do coração – Essa maravilha chamada chia é repleta de ômega-3, tendo nada mais e nada menos que 400% da nossa necessidade diária desse ácido graxo. De acordo com algumas nutricionistas, essa gordura do bem é responsável por afastar as doenças cardiovasculares, pois reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina.
  • Tem efeito DETOX em nosso organismo – Pelo fato da chia ser repleta de antioxidantes, esses mesmos agentes são os responsáveis por auxiliar a desintoxicação realizada pelo fígado, assim como o impedimento na formação dos nocivos radicais livres que destroem as nossas células e são responsáveis pelo envelhecimento.
  • É poderosa fonte de cálcio – A chia é um excelente substituto aos indivíduos que sofrem com a intolerância à lactose. A chia tem mais que cinco vezes a quantidade de cálcio encontrada no leite.
  • Proporciona pele e cabelos mais bonitos – A vitamina A presente na chia age como um agente antioxidante, além de prevenir o ressecamento da pele e o surgimento de acnes e espinhas. Já a vitamina B2 encontrada é muito importante na manutenção da saúde da pele, cabelo e unhas.
  • Previne o aparecimento de celulites – Muitos estudos científicos apontam a chia, devido ao seu alto teor de ômega-3, como muito benéfica na prevenção da celulite, que é um processo inflamatório do organismo.
  • Fortalece a nossa imunidade – Os minerais encontrados na chia, tais como selênio e zinco, são os responsáveis por manter saudável o nosso sistema imunológico em dia, afastando gripes, resfriados e outros processos infecciosos.
  • É excelente fonte de ferro – O ferro é indispensável na manutenção do nosso organismo. É ele o responsável por formar os nossos glóbulos vermelhos, que são os responsáveis no transporte do oxigênio em nosso organismo. Portanto, a chia auxilia na prevenção da anemia, fadiga e cansaço, e na diminuição do risco de infecções.
  • Fornece proteínas para os músculos – As proteínas são responsáveis pela construção muscular. Os adeptos do estilo de vida vegano, tem na chia um excelente aliado na obtenção desse macro nutriente.

Não existe uma quantidade diária máxima de ingestão, porém alguns especialistas, baseados em estudos científicos, definiram a quantidade de 25 g diárias como uma quantidade ótima desse superalimento. Entretanto, como já mencionamos anteriormente no post “O que é superfood?”, não adianta polvilhar chia em cima de um sorvete de creme com calda de chocolate achando que ela vai fazer milagre. Para total aproveitamento dos benefícios da chia, precisamos manter uma alimentação equilibrada, saudável e natural, com muitas frutas, legumes, folhas, sementes e grãos. E é por tudo isso e para que você possa ingeri-la de forma prática, saborosa e nutritiva, que incluímos essa sementinha na nossa Energy Ball Banana Boost.😍

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes