Em VOCÊ SABIA?

O que é rótulo limpo e como você poDe participar

Quem consome produtos industrializados não esquece a primeira vez que leu um rótulo.  A lista de ingredientes, com nomes que a gente nunca ouviu falar é enorme, sendo que alguns deles podem fazer mal sem que tenhamos ciência.

Vamos ver se você identifica esses nomes: tripolifosfato de sódio, pirofosfato tetrassódico, nitrito de sódio e hexametafosfato de sódio.

Parecem estranhos?

E são, bem estranhos.

Já leu o rótulo do que você compra?

Eles são usados na fabricação de produtos de limpeza, tintas e vidros, mas também são ingredientes de alguns alimentos altamente processados à venda nos supermercados.

E o pior, além de nomes esquisitos, pesquisas relacionam tais aditivos a complicações de saúde, tais como danos aos rins, calcificação dos órgãos e reações alérgicas sérias.  Os malefícios são vários, e renderia um outro post no blog.

Porém, o importante é saber que aditivos químicos são polêmicos no mundo da ciência, envoltos em pesquisas que ora acusam, ora livram tais compostos.  Essa batalha parece alternar o tempo todo para um dos lados.

Mas com uma coisa podemos concordar: é mais fácil evitarmos alimentos processados do que arriscarmos a saúde.

Contudo, e para nossa sorte, há uma tendência mundial, sustentável e muito promissora, na busca por alimentos naturais, sem ingredientes artificiais e nem aditivos químicos.  Essa tendência é conhecida como o movimento do rótulo limpo (clean label, em inglês).  Vamos conhecer?

A chegada do rótulo limpo

Já faz algum tempo, várias pessoas começaram a desconfiar de alimentos processados. Começaram a buscar opções mais naturais, saudáveis, cujos rótulos fossem mais claros e fáceis de entender, principalmente em relação à lista dos ingredientes.

Essa tendência na busca por alimentos com o rótulo limpo nasceu nos Estados Unidos e Europa, e, com o tempo, nesses países desenvolvidos, o que era tendência se tornou quase uma regra, obrigando as grandes indústrias de alimentos a se adequarem.  Afinal, elas começaram a perder espaço para outras pequenas empresas, que já nasciam com essa proposta.

No Brasil, esse movimento começou um pouco depois, e vem ganhando força ao longo dos anos.

Gostei, como eu participo do movimento “rótulo limpo”?

Apesar de não existir uma definição exata do clean label, vamos simplificar para você usar na prática.

Imagine o seguinte: você está no supermercado e pegou um produto qualquer que te interessou.  Dê uma olhada no rótulo.

Tem algum nome que você não entenda ou reconheça?  Se sim, pode devolver para a prateleira.

Fácil, não?!

E os snacks e sobremesas da SEEdS, eles têm o rótulo limpo?

Chegamos na parte boa, vamos dar uma olhada nos rótulos dos cheeZecakes e energy balls.

Como você pode ver, não temos nenhum componente desconhecido ou com nome esquisito em nossas listas de ingredientes, o que significa que a resposta é SIM, os snacks e sobremesas da SEEdS possuem rótulo limpo, sempre com ingredientes naturais e bastante nutritivos. 😃

À propósito, quer saber porque escrevemos cheeZecakes com “Z” ao invés de “s”? Clique aqui e descubra. 😊

cheeZecake de limão cheeZecake de limão com detalhe no rótulo

 

Energy Ball sabor Super Kakao Energy Ball sabor Super Kakao com detalhe no rótulo.

No caso específico dos Energy Balls, você pode estar se perguntando o que é o “INS 392”.

Pois bem, nós explicamos: o extrato de alecrim (classificação INS 392, exigida pela ANVISA) é um antioxidante natural, importante na preservação do sabor e da qualidade dos nossos snacks.

Por ser uma alternativa saudável, extraído daquela plantinha que muitos de nós cultivamos em casa, ele foi recentemente incluído na lista de aditivos da União Europeia.

Conclusão

O rótulo limpo é uma tendência que nasceu da busca pela alimentação saudável, sem conservantes artificiais ou aditivos químicos.

Os benefícios de uma alimentação baseada em produtos com rótulo limpo são vários, a começar pela sua saúde de longo prazo. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. 😉

Você pode se deliciar com as linhas de snacks e sobremesas da SEEdS sem se preocupar, pois são, além de muito saborosos e nutritivos, 100% rótulo limpo.

Até a próxima!

 

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes