Em VOCÊ SABIA?

TÂMARA, A RAINHA DO DESERTO 😍

 

As tâmaras são conhecidas como uma poderosa fonte de energia e sua árvore – a tamareira – é considerada a rainha do deserto. Cultivadas há milênios, hoje existem muitas variedades. Há quem acredite que elas são oriundas da zona desértica do Norte da África, embora outros afirmem que sua origem se deu no sudoeste da Ásia.

Também chamada de fruta das Arábias, a tâmara é doce e saborosa, e proporciona muitos benefícios ao nosso organismo, pois é altamente nutritiva. É rica em fibras, vitaminas e sais minerais, tais como ferro, cálcio, magnésio e tem 3 vezes mais potássio que a banana.

A cada 100g dessa doce frutinha, temos 282 calorias, 656mg de potássio, 75g de carboidratos, sendo 8g de fibras (as quais têm um efeito positivo em nosso organismo) e muitos outros nutrientes extremamente benéficos à nossa saúde, tais como vitaminas A, do complexo B e C, além do magnésio.

A tâmara é uma das frutas mais doces que existem, pois é muito rica em frutose. E aqui vale um esclarecimento: apesar de sabermos que para uma alimentação saudável é fundamental tomarmos cuidado com a ingestão de açúcar, não devemos nos preocupar tanto com as frutas, pois elas possuem fibras e outros nutrientes que minimizam o efeito do açúcar em nosso organismo, evitando o pico de insulina, a sobrecarga do fígado e do pâncreas, além de evitar a produção de gordura quando ingerimos o açúcar puro e simples.

Além disso, uma outra coisa é certa: as calorias não são iguais! Uma caloria oriunda de um refrigerante ou fast-food, por exemplo, não é a mesma oriunda de uma tâmara. Não mesmo!! E sabe por quê? Exatamente pelo que já falamos antes…as tâmaras são ricas em fibras e outros nutrientes que minimizam o efeito do açúcar em nosso organismo. Já os refrigerantes, por exemplo, apenas fornecem o açúcar, e todos os males já conhecidos por nós. 😳

 

E os benefícios das tâmaras, quais são? 😃

  • Elas são uma excelente fonte de energia – As tâmaras já eram utilizadas pelos povos desérticos como fonte de energia em longos trajetos. Por ter uma grande quantidade de carboidratos, como por exemplo a frutose, são uma excelente alternativa para fornecer “aquele gás” a mais nas atividades físicas.
  • Mantêm a boa saúde do sistema intestinal – Pela grande quantidade de fibras alimentares, as tâmaras são uma excelente alternativa ao combate da prisão de ventre.
  • São anti-inflamatórias – O magnésio é associado ao alívio de inflamações em nosso corpo.
  • Promovem a melhora da saúde dos ossos – Pela grande quantidade de minerais como manganês, selênio, cobre e magnésio, a tâmara é uma excelente aliada à saúde dos ossos.
  • Auxiliam na redução da pressão arterial – As tâmaras são capazes de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, oriundas da pressão alta.
  • Combatem a anemia – Devido a quantidade de ferro em sua composição, as tâmaras são excelentes aliadas ao combate da anemia.

Resumindo, as tâmaras são fantásticas e muito benéficas à nossa saúde. Devemos incluí-las em nossa dieta diária, de forma constante e balanceada. E o interessante é que elas podem ser consumidas de diversas maneiras, em pratos doces ou salgados, em forma de geleia ou calda, na granola, ou até mesmo pura.

 

Nós da SEEdS Brazil desenvolvemos uma maneira deliciosa de consumi-las, que é através dos nossos snacks e sobremesas 100% naturais – as Energy Balls e os cheeZecakes, em especial o nosso cheeZecake Toffee, que é uma deliciosa combinação de creme de castanhas de caju, inhame e baunilha com um caramelo de tâmaras. Você não pode deixar passar…experimente! 😋😋

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes