Em VOCÊ SABIA?

O veganismo e seus princípios

Você conhece o movimento vegano, tem um amigo vegan ou já ouviu alguém comentar sobre o assunto?  Nesse post explicaremos o significado do veganismo, falaremos das causas que os veganos abraçam, da dieta vegana e de como a SEEdS pode contribuir com mais SABOR e NUTRIÇÃO para essa dieta.

O que é veganismo?

Segundo a The Vegan Society, “o veganismo é uma forma de viver na qual se procura excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade”.

No Brasil, o número de veganos e veganas, ou seja, de pessoas que praticam o veganismo, já chega a quase 5 milhões, e esse número vem crescendo, em média, incríveis 40% ao ano.

O vegano (ou vegan) defende a causa animal em todos os aspectos da sua vida, seja na alimentação, na forma de se vestir, nos cosméticos que utiliza, entretenimento, enfim, em todas as formas de consumo.  O pensamento do vegano leva em conta que a indústria da alimentação trata os animais como máquinas a serem exploradas ao máximo, e querem acabar com o sofrimento deles.

Já entendemos que a defesa dos animais é o pilar do princípio vegano; contudo, além disso, os veganos também defendem os direitos humanos e são contra produtos que fazem uso do trabalho forçado, análogo à escravidão ou exploratório.  De maneira geral, veganos protegem toda forma de vida.

E qual é a diferença entre vegano e vegetariano?

Essa dúvida é bem comum, até porque eles têm algumas características similares, principalmente no que diz respeito à dieta.  Para resumir, veja a tabela abaixo feita pelo Vista-se, um portal vegano:

Diferença entre os vegetarianos Diferença entre os vegetarianos. Fonte: Portal Vista-se

Entendemos, portanto, que diferentemente do vegetariano, que é focado somente na alimentação, o vegano estende seus ideais de proteção aos animais também para outros aspectos da vida.

O que os veganos comem?

A alimentação vegana não é tão restrita quanto se pensa, porém é preciso dedicação, disciplina e pesquisa para iniciar e manter esse tipo de dieta.

Todo vegano come muitas frutas, legumes, verduras, sementes e grãos. Parece pouco, mas às vezes o leque de opções acaba se igualando ou até ultrapassando a alimentação onívora, devido às muitas combinações possíveis.

Quem come de tudo – os onívoros, acaba repetindo os mesmos pratos favoritos; não varia muito.  Já o vegano, vive procurando e inventando receitas novas, pratos diferenciados e sobremesas gostosas, o que leva à uma diversidade muito grande de opções saudáveis, nutritivas e sem componentes de origem animal. 😊

Será que há falta de nutrientes e proteínas na dieta vegana?

Esse assunto é amplamente discutido e normalmente pesa na decisão de ter (ou não) uma dieta vegana.

A eventual ausência de nutrientes existentes em alimentos de origem animal é, na verdade, um desconhecimento de outras opções de alimentos, do reino vegetal, que possam substituir os primeiros com o mesmo aporte de nutrientes.  Portanto, é muito importante que o vegano ou interessado nessa mudança alimentar se consulte com um nutricionista para manter a ingestão adequada de nutrientes essenciais.

A única vitamina que realmente é de difícil acesso para o vegano é a vitamina B-12, a qual deve ser monitorada frequentemente, através de exames de sangue e, caso necessário, complementada através de suplementos.

A dieta vegana praticada com grande variedade de frutas, vegetais, leguminosas, sementes e cereais, é muito rica.  O vegano que aprende a combinar os alimentos consegue ter uma alimentação muito equilibrada e saudável.

Dieta Vegana Equilibrada

O selo vegano

Para garantir que diversos produtos sejam próprios para os veganos, ou seja, livres de ingredientes de origem animal e tampouco testados em animais, diversas entidades certificadoras emitem selos que garantem que o produto é vegano.

A mais conhecida delas é a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, que, além de certificadora, promove eventos, palestras e cursos sobre a alimentação e estilo de vida vegetariano e vegano, dentre outras coisas.

Como já mencionamos anteriormente, os nossos produtos – as Energy Balls e os cheeZecakes, são veganos e, melhor, ambos possuem o selo vegano da SVB. 😊

Conclusão

O veganismo é uma filosofia de vida através da qual os veganos pregam não só o respeito, mas também defendem a não crueldade contra os animais.  Consequentemente, os veganos não consomem nenhum tipo de produto de origem animal.

A dieta vegana permite uma alimentação equilibrada e saudável, sendo importante consultar um nutricionista para aprender a combinar os alimentos de origem vegetal adequadamente, de forma a garantir a ingestão de todos os nutrientes essenciais.

E para a hora do lanche ou da sobremesa, dá uma olhadinha nas nossas Energy Balls e nos nossos cheeZecakes, ambos veganos, muito saborosos e nutritivos.

Até breve!

Shares 0

Comentários

Escreva aqui

Posts Recentes